28 de abril, de 2023 | 20:30

Assaltantes presos por tentativa de roubo a banco em Sobrália são de Ipatinga

Fernando Boaventura
O local do assalto foi cercado pelas equipes da Polícia MilitarO local do assalto foi cercado pelas equipes da Polícia Militar

Os dois autores de uma tentativa de assalto praticada em uma agência bancária em Sobrália, no Vale do Rio Doce, são de Ipatinga. Com diversas passagens pela polícia, Douglas Rodrigues Faustino, de 27, e Bruno Stingrley Garcia, de 23 anos, são naturais de Coronel Fabriciano, mas ambos moram em Ipatinga há alguns anos. O primeiro, no bairro Bethânia e o segundo, Bruno, com registros de residência nos bairros Bethânia, Planalto e Vila Celeste.

Os criminosos usaram a tática do "Golpe do Sapatinho", que consiste em render o gerente do banco na casa dele. Em alguns casos os bandidos mantêm os familiares como reféns. Depois, obrigam o funcionário a abrir a agência para o roubo.

No caso de Sobrália, os dois bandidos chegaram a amarrar bombas no tórax do gerente e ameaçaram explodir a agência do Bradesco.

Assim que houve a informação do assalto em andamento, equipes da Polícia Militar foram para o local e cercaram a agência bancária, localizada ao lado da Prefeitura de Sobrália, na praça Rusvel Raimundo Rocha, no Centro da cidade.

O capitão PM, Fabiano Santos, informou que o gerente do banco, de 36 anos, foi surpreendido em sua casa, na noite de quinta-feira (27) e permaneceu sob a mira dos suspeitos até a manhã de sexta-feira (28), quando foram à agência do Bradesco. Um artefato que foi usado para parecer ser explosivo foi preso ao corpo do gerente, com fitas adesivas. Os assaltantes ameaçavam explodir a suposta bomba, caso os funcionários não colaborassem.

Assim que a dupla chegou ao banco com o gerente, as testemunhas desconfiaram da situação e chamaram a Polícia Militar. Os criminosos não tiveram tempo para acessar o cofre, pois era necessária a presença de outro funcionário, o que só ocorreria mais tarde.

Equipes policiais das cidades vizinhas (Engenheiro Caldas e Fernandes Tourinho), com o apoio de uma unidade da PM de Meio Ambiente, cercaram a agência bancária e os assaltantes não tiveram outra saída senão se render.

Os bandidos chegaram tirar as roupas e trocar pelo uniforme de uma empresa de manutenção na tentativa de enganar os policiais, plano que deu errado.

A Polícia já descobriu que cinco bandidos participaram do crime. Além dos dois presos em flagrante, outros três participaram da ação delituosa. Dois participaram diretamente com o apoio aos dois que renderam o gerente. O quinto assaltante conversava via telefone com os comparsas e passava as coordenadas.

Com o cerco policial, os outros três envolvidos fugiram, segundo a PM, em um VW Jetta de cor branca, com placas do Rio de Janeiro. Duas armas foram apreendidas, uma pistola de calibre 9 milímetros e outra de calibre 380, ambas com numeração raspada. Nas armas estavam munição com marcas de acionamento (picotada), ou seja, falharam no disparo.

Os dois ipatinguenses presos têm diversas passagens policiais, investigados inclusive por crimes contra a vida. Ambos foram encaminhados para o plantão da Delegacia Regional de Polícia Civil, em Governador Valadares.

Gerente ficou 12 horas como refém

"O gerente do banco ficou rendido das 20h30 de quinta-feira até a manhã de sexta-feira, quando foi levado pelos assaltantes à agência. Os funcionários viram que tinha algo errado quando gerente entrou com aqueles dois, porque estava diferente e sem as roupas adequadas para o atendimento. Nisso, enviaram mensagens via WhatsApp para um sargento da PM, quando houve o acionamento do certo à agência. O artefato que estava preso no corpo do gerente era falso, mas dois que estavam na mochila de um bandido era de verdade. Uma equipe do Bope veio aqui e detonou o explosivo. Deu um barulho imenso", relata um morador de Sobrália.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cachaceiro Velho

29 de abril, 2023 | 12:52

“Parece que o crime tá "empregando" mais gente que a siderurgia na região...agora aqui se tornou o Vale do CangAço mesmo...”

Oliveira

29 de abril, 2023 | 10:47

“Como seu pseudo-nome já diz, "falador" quer impor a sua opinião sobre os demais, típica de governos autoritários. O Zema faz um governo mediocre com aumentos abusivos para agraciar os seus e a ele mesmo, além das estradas mineiras que estão ruins. Ele adora o política da mentira para encobrir seus malefícios realizados, pois era contra a reeleição e se reelegeu, prometeu doar os seus vencimentos e não o fez. Vi uma reportagem na Jovem Pan em que pude constatar as suas mentiras. Só não é pior que o governo anterior, por isso, temos a falsa impressão que o governo Zema é bom.”

Valdecir

29 de abril, 2023 | 10:07

“Os comentários do tinho mortadela são bacanas. Naquela escadaria da rua salta no Betânia tem bandidos saindo pelo ladrão. Os pms que combatiam eles cansaram e aposentaram porque ninguém fica preso.”

Juruna

29 de abril, 2023 | 01:17

“Os bancos depois de muitos anos, obviamente tem seus métodos de segurança aprimorados, e as responsabilidades do gerente compartilhadas, para evitar este tipo de assalto, o que admira é o marginal ser cria da terra, lugar de homens do trabalho, aqui o guardião do Vale, não dá trégua prá bandido , tem que se aventurar em outras paragens.”

Qra Qap

29 de abril, 2023 | 00:25

“Ue 7 anos exatos apos o outro assalto de 2016 em Sobrália? Tudo premeditado , ou tem participação daquela quadrilha q morreu um bandido , ou mera coincidência? Sei nao eim, bora investigar essa situação, q esta tao estranha ... Parabens a PM, e aos vigilantes da agência, q souberam a hora certa de agir .”

Jones

28 de abril, 2023 | 23:01

“A BANDIDAGEM, fortemente armada, tentou assaltar uma garagem de ônibus, com intensa troca de tiros e perseguição das forças de repressão em Fabriciano.

UM DOS ASSALTANTES, sob vigilância policial na unidade de saúde onde se recuperava do salve de boas vindas da PM do Vale do Aço, debochou da Equipe de Investigação, afirmando que não iria responder a nenhuma das perguntas formuladas.

O ABUSADO disse que era pra esquecerem o evento passado, porque ele estava focado e pensando no próximo.”

Falador

28 de abril, 2023 | 22:33

“Cale-se tinho "o mortadela" zema tá fazendo ótimo trabalho não vem falar de política aqui ele tá fazendo melhor que você se tivesse lá. Aliás é difícil achar uma reportagem aqui que vc não tá nela dando suas opiniões medíocres.”

Evaldo de Paula Reis

28 de abril, 2023 | 21:08

“Novo cangaço é quando fecham a cidade e explodem os caixas eletrônicos, esse é chamado o crime do sapatinho.”

Malvadeza

28 de abril, 2023 | 18:51

“Esses laranjas só estavam tentando levantar uma grana pra investir em assaltos maiores,eu penso assim, mas posso estar enganado”

Anderson

28 de abril, 2023 | 13:41

“PARABÉNS A PM DE MINAS, SEMPRE A FRENTE DA CRIMINALIDADE. MELHOR PM DO BRASIL!”

Tinho Mortadela

28 de abril, 2023 | 12:57

“Esse tipo de crime é conhecido como Novo Cansaço. O novo cangaço é um grupo especializado em assalto a bancos que usa armamento com potencial de guerra e provoca terror em cidades do interior de Minas Gerais. Mesmo o Governador Romeu Zema tratando as forças de segurança com indiferença e desvalorizando as mesmas. Elas não têm deixado a cadência cair. Mas infelizmente uma hora o caldo entorna, e a desvalorização será irradiada ao seio da tropa causando graves efeitos colaterais. Repense Sr. Romeu Zema é daí a César o que é de César.”

Envie seu Comentário